A educação brasileira como ela é:

copiei esse texto dum blog de um amigo, djair... (está no link, quem desejar pode acessar).:

-------------------------------------------------------




A educação brasileira como ela é..............................................................



É preciso "ter estômago" e sensibilidade para ver o documentário Pro Dia Nascer Feliz, do diretor brasileiro João Jardim (Brasil, 2006). A produção, premiada no Festival de Gramado e na Mostra de Cinema de São Paulo, ainda está em cartaz no chamado circuito alternativo da capital, mas deveria ser "obrigatória" para quem deseja realmente discutir as possíveis saídas para o sistema educacional brasileiro.



Jardim partiu de uma das tantas radiografias que as avaliações governamentais fazem do ensino, mas o caminho adotado não foi discutir estatísticas, e sim a realidade que assusta qualquer um que já viveu experiências como aluno, professor ou dirigente educacional - claro que os que souberam tirar algo dessa vivência.


Quatro realidades são mostradas em recortes crus que qualquer professor, no mínimo, já ouviu falar: a escola da cidade pobre do interior do Brasil (Pernambuco), as escolas de São Paulo (uma em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo e outra na Capital - uma pública e outra particular) e uma quarta unidade educacional em Duque de Caxias (RJ).


A vida, as perspectivas (e a falta destas) e as angústias dos jovens estudantes, dos profissionais da educação são retratadas no seu dia-a-dia. O diretor soube explorar os sonhos e jogos que não deixam com que estes aflorem - neste caso a "distribuição" da culpa pelas mazelas da educação nacional.


Mostra a riqueza, o choque, os desejos e os caminhos tortuosos que revelam a complexidade quando o assunto é a educação. Onde nascem e morrem os sonhos - tudo sem os apelos e a preocupação de mostrar as tão sonhadas "saídas" para o problema. Talvez este seja o maior mérito do documentário: mostrar que não existe uma única porta para a melhoria da qualidade do ensino. E, muito menos, propor uma panacéia para algo que se tornou tão grave nas últimas décadas que, de acordo com o chamado "senso comum", não tem mais jeito. Assista e pense se tem...
=====================================================


FILME: Pro Dia Nascer Feliz - DURAÇÃO: 88 minutos -

EXIBIÇÃO: Espaço Unibanco de Cinema (São Paulo).



por: Djair Galvão

Nenhum comentário:

mijar

fanzine irracional e emocional