quinta no cinema - jonilson

O preço do cinema em São Paulo chega ao absurdo.
Aliás, eventos culturais, alguns, chegam a extrapolar nos valores dos ingressos.
Mas há, graças aos deuses, muitas promoções e eventos gratuitos em SP, e quando eu escrevo muitos são realmente muitos mesmos; são tantos que nem damos conta de ir em todos, é o meu caso. Não que eu quero freqüentar tudo, tem dias que prefiro ficar em casa, escondido do mundo, sem fazer absolutamente nada.
Mas eu sou uma pessoa dessas que dão o nome de cinéfilos, amantes da sétima arte; resguardo aqui que não qualquer filme, tenho minhas preferências.
Gosto daqueles filmes, chamados de filme de arte, mas também posso curtir um besteirol, depende muito do dia e do meu estado de animo.
Tá, chega de digressionar sobre bobagens de preferências sobre isso ou aquilo.
Esse texto tinha, ou tem, outra intenção: falar sobre uma promoção que três cinemas paulistanos estão realizando às quintas-feiras. Ingressos por 4 reais! Legal né? Também acho. Falo dos cinemas Cine Bombril, Unibanco Artplex e do Espaço Unibanco de Cinema.
Ontem (quinta)fui ver um filme dessa promoção.
Inferno. Filme inspirado em uma história do Polonês Kieslowski (o da trilogia sobre as cores da bandeira francesa). O filme tem como trama a história de três irmãs com um passado não resolvido. A narrativa em fragmentos nos é mostrada a partir da metáfora com um caleidoscópio.
Há também outras metáforas, mas quem for ver o filme saberá.
Lendo algumas críticas nos jornais, notei que o filme não teve uma acolhida boa, alguns críticos o compararam com filmes do diretor Kieslowski, que, como já escrevi acima, foi o autor original da história.
Ainda bem que não me baseio em tais críticas para sair de casa, senão estava perdido.
Não vale a pena, o que vale é ir ver o filme, que é muito bem narrado.
O tempo do filme te dá chances de pensar junto com a trama.
As cenas são bem fotografadas e não cansa.
O enlace psicológico do filme é o motriz que vai girando com o conteúdo e a atuação das personagens.
Vamos entendendo o fio condutor do filme através das 3 irmãs que passam, cada uma no seu íntimo, por seus dramas pessoais.
Vale a pena ir ver o filme.
É um belo drama.

Um comentário:

Simone disse...

ai caraaaaaaamba! esqueci de responder seu e-mail sobre cinema. que vergonha! vou responder, cedo ou tarde, não se preocupe. aliás, primo, preciso te contar do encontro. Você é o único que sabe dessa história, sabia?! é mais fácil falar essas coisas com um "estranho". por que será?
absurdo é pouco! só não vou toda semana pq não tenho dinheiro, nem tempo.

mijar

fanzine irracional e emocional